Saiba por que é necessário preparação para um profissional ser voz de uma organização pela web
Saber como falar bem é uma vantagem gigantesca no mundo corporativo. Nem todos os profissionais sabem naturalmente como falar bem em entrevistas ou quando precisam se expor na internet. Falar com desembaraço em público ou numa entrevista é uma qualidade, um dom ou uma soft skill que não faz parte da grade de preparação nas universidades e nos centros de formação profissional.
A capacidade de se expressar com qualidade exige ferramentas que vão além de qualquer preparação técnica e/ou domínio sobre determinados assuntos. É preciso uma boa dose de psicologia em ação para desenvolver a fala, principalmente quando o desafio é como falar bem na internet, seja em entrevistas, falando em vídeos institucionais ou nas redes sociais.
O media training é uma estratégia importante para sanar essa deficiência de muitos profissionais. Ele surgiu com o objetivo de preparar as pessoas para conceder entrevistas, aproveitando a oportunidade de falar em nome de uma organização para bem representá-la através dos meios de comunicação. Hoje ela foi ampliada para abarcar as pessoas que precisam falar em vídeos, principalmente nas redes sociais, para vender ou defender o posicionamento de marcas em algumas circunstâncias.
O que é o media training
O media training surgiu na esteira da criação das relações públicas corporativas nos Estados Unidos. Isso aconteceu no início do Século 20 sob o pioneirismo do jornalista Ivy Lee – considerado o fundador das relações públicas e, consequentemente, da assessoria de imprensa.
O treinamento de mídia – na tradução livre – visa capacitar o profissional para um diálogo proveitoso em entrevistas no momento em que ele terá a responsabilidade de representar uma instituição diante da mídia.
Essa qualificação é realizada através de uma série de técnicas de comunicação que ajudam o profissional a alcançar um maior desembaraço para as respostas diante das câmeras, dos celulares ou dos gravadores.
Hoje o media training também é utilizado para ajudar profissionais e não apenas os porta-vozes a saber como falar bem.
Como falar bem com o media training
O media training inclui preparação de oratória, gestão de crise, inteligência emocional, educação postural, noção básica sobre equipamentos e muita informação sobre o funcionamento da mídia e sobre a forma de pensar e agir dos jornalistas. Hoje ela também contempla a preparação para que os funcionários das empresas possam se expor de forma adequada em vídeos nas redes sociais.
Com esse arsenal de ferramentas, o profissional tem muito mais chance de falar bem em entrevistas ou em qualquer outra exposição em vídeos na internet.
É fundamental que o processo de media training ajude no fortalecimento da mensagem de interesse da instituição. Essa técnica de reforço da mensagem positiva é um dos pilares do treinamento. Aquela história de transformar um “limão numa limonada”.
Por isso, vou trazer aqui, neste post, cinco dicas de media training. Essas dicas vem da minha longa experiência como jornalista, afinal são 27 anos falando cara a cara com as mais diversas “fontes”, como são chamados os entrevistados no meio jornalístico.
Mas também acrescentei informações extraídas do livro da jornalista Aurea Regina de Sá “99 dicas para aparecer bem na imprensa“.
1 Exponha sempre com clareza
Quando falar em vídeo tenha sempre em mente o propósito do que você está fazendo. Seja objetivo. Da mesma forma, evite vícios de linguagem (na verdade, com certeza, veja bem, então, tipo assim),
Elimine as chamadas muletas no pensamento (huummm, hãããã, êêêê, né). Aquelas expressões que usamos para ganhar tempo e tentar organizar o pensamento em meio ao caos de ideias.
Tenha ritmo; cuide da respiração e utilize bem as pausas. Treine dicção. Varie a vibração e a dinâmica da voz para não ficar cansativo e causar sono na audiência. Mas tudo isso deve ser feito de forma natural.
Interessante você ouvir a sua voz depois da gravação e perceber as nuances, as falhas, as repetições, os gaguejos e tudo aquilo que impede de você passar uma “imagem” de segurança com a sua voz.
É importante você ter humildade neste processo. Lembre que seu objetivo aqui é aprender a como falar bem.
2 Cuidado com a linguagem não verbal
Muita gente não percebe o poder da linguagem não verbal. Mas o seu corpo fala, como já foi provado por muitos especialistas em linguagem silenciosa e ciência comportamental.
Livros como O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow e Linguagem Corporal no Trabalho, de Allan Pease e Barbara Pease são exemplos de publicações que tratam desse tema.
O youtuber e psicanalista Ricardo Ventura ajudou a popularizar essa leitura do corpo e das expressões faciais. Ele lançou o livro “Introdução à linguagem silenciosa“.
Por isso, fique atento às mensagens que seu corpo transmite. Observe seu semblante no espelho enquanto fala. Perceba detalhes importantes como a expressão na testa e nos olhos.
Relaxe!!! Em 99% das vezes as pessoas não percebem que você está nervoso quando você concede uma entrevista ou precisa falar em público.
Não valorize o que é negativo nem em pensamento. Atenção para as mãos, evite distrair o foco da audiência com gestos repetidos como tirar e colocar a aliança. A gesticulação é bem-vinda desde que sem exageros e sem repetições.
Seu corpo pode te ajudar no desafio de como falar bem. Observe-se mais.
3 Atenção para os equipamentos
Essa é uma parte que muita gente não dá atenção. Afinal, o equipamento é o meio para a mensagem através do vídeo. Isso acontece tanto num vídeo para redes sociais, que geralmente é feito através de celulares, como numa entrevista em estúdio ou numa externa.
É fundamental estar conectado com as pessoas. Por isso, tenha cuidado de olhar diretamente para a câmera do celular e não para a tela, quando estiver fazendo vídeo tipo selfie.
Quando estiver sendo entrevistado a dinâmica é outra. Foque na pessoa com quem está falando presencialmente. A câmera deve ser coadjuvante. Foque no entrevistador enquanto fala. Estabeleça uma conexão.
Olhe para a câmera apenas quando necessário. Por exemplo, quando quiser dar ênfase numa determinada sentença ou falar diretamente com a audiência.
Procure não se distrair com as pessoas ao redor e nem procure ficar se olhando no monitor de retorno da imagem.
Não estranhe a iluminação extra nem foque na luz dando ênfase para ela. Caso esteja com um ponto ou fone pode haver algum delay com a voz. Não permita que distrações tirem o seu foco.
4 Reforce a inteligência emocional
Essa dica é direcionada para quem concede uma entrevista ou participa de um podcast. Nestas ocasiões, é preciso lidar com outras pessoas em circustâncias que nem sempre são favoráveis.
Em razão disso, é fundamental ter sabedoria para lidar com opiniões contrárias ou tentativas de te desestabilizar.
Seja empático! Procure entender como funciona a atividade jornalística, seus tempos, suas limitações e tenha paciência.
Fuja da tentação de ser arrogante Não queira ser chefe do entrevistador. Tenha cuidado na escolha dos termos para não parecer pedante. Corra dos jargões que não comunicam para todos e te colocam distante da audiência.
Uma boa estratégia é se preparar antecipadamente para algumas respostas. Um jornalista sabe com antecipação qual a pergunta que vai gerar a resposta desejada. Muitas vezes eles tentam induzir a fonte a determinadas respostas. Seja sempre ponderado.
5 Organize o discurso
Essa aqui para mim é a dica principal no desafio de como falar bem em entrevistas. Afinal, o mais importante é que você consiga expressar a mensagem favorável à instituição que você representa.
É fundamental listar a argumentação. Para as pessoas visuais, como eu, é importante ter esse mapa para facilitar o acesso às informações para a construção do que vai ser falado. Faça um mapa mental. Isso pode ajudar enxergar o todo e as partes importantes. Se guiando por tópicos,
Procure falar na ordem direta com frases curtas. Não seja prolixo, mas busque a objetividade no discurso. Utilize ferramentas de comunicação jornalísticas para definir a sua mensagem: O que, quem, quando, onde, como porque, quanto
Tenha dados e informações para passar. Não fique no “enrolês” generalista. Dê ênfase ao que pretende destacar utilizando expressões como: quero destacar que, é importante reforçar que, é fundamental deixar claro que.
Não deixe de falar o que você precisa falar, mesmo que não tenha sido questionado diretamente sobre isso: aproveito para dizer, quero destacar, é importante ressaltar.
Essa é uma forma sutil de você fazer limonada de um limão, conduzindo a mensagem para onde você quer.
Tenho certeza que essas dicas podem te ajudar no desafio de como falar bem.
Se você quer falar sobre media training acesse o meu zap aí nesse link:
Abaixo um vídeo um pouco antigo no meu canal no Youtube falando o livro da Aurea com essas cinco dicas de media training.