
O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), mediante parceria entre o Conselho Nacional do SESI e Ministério do Trabalho e Emprego, implantou em novembro de 2025 o Projeto Seja PRO + Trabalho e Emprego, com a oferta de 900 vagas gratuitas para jovens de 18 a 29 anos, abrangendo a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, articulada com cursos de qualificação profissional nas escolas do SENAI Amazonas. Por meio da primeira Chamada Pública houve preenchimento de 450 vagas em 2025 e em fevereiro será lançado novo edital para as 450 vagas remanescentes.
A iniciativa busca reduzir a evasão escolar e dar o suporte necessário para a participação nas aulas presenciais, com a oferta de uma bolsa permanência para custeio das despesas com transporte e alimentação. Estão disponíveis os cursos de qualificação de Almoxarife; Logística de Suprimentos; Eletricista de Instalações Prediais; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Operador de Linha de Montagem; e Eletricista Industrial.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e também diretor regional do SESI, Antonio Silva, destacou, ontem, o projeto e os bons resultados alcançados pela instituição no decorrer de 2025. “O crescimento do volume de atendimentos em saúde, educação, cultura e lazer para os trabalhadores da indústria e sociedade amazonense reflete uma gestão estratégica e alinhada às necessidades do setor produtivo”, disse, para acrescentar que o SESI segue forte, moderno e comprometido com as pessoas, ciente de que investir em saúde, educação e lazer é investir no desenvolvimento do Amazonas e na competitividade da indústria.
A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, observa que a gestão reforça para este ano o compromisso com a inovação e a ampliação de serviços e o fortalecimento de parcerias que impactam diretamente na vidados dos trabalhadores do setor.
Saúde e Segurança do Trabalho
Na área de saúde e segurança do trabalho, o SESI Amazonas registrou aproximadamente 839,5 mil atendimentos em 2025, o que representa um crescimento de 43% em comparação com 2024, ampliando significativamente o alcance dos serviços prestados a 2.493 empresas e seus trabalhadores. Somente em imunização, o SESI vacinou 12.547 pessoas em 75 empresas.
“Os números demonstram que o SESI está cada vez mais presente no dia a dia da indústria, promovendo saúde, prevenção e qualidade de vida. Nosso compromisso é ampliar o acesso e a eficiência dos serviços, contribuindo diretamente para a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores”, destacou Rosana Vasconcelos.
Educação
Na educação, foram atendidos 7.603 alunos, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA. A superintendente ressaltou os resultados alcançados pelas escolas da rede SESI, com foco na inclusão, no Novo Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal destaque foi a Nova EJA, modelo educacional inovador que funciona com 80% das atividades a distância e 20% presenciais, oferecendo maior flexibilidade ao estudante trabalhador e ampliando as taxas de permanência e conclusão.
“A Nova EJA representa um avanço significativo na educação do trabalhador, pois respeita sua rotina e oferece uma metodologia mais dinâmica e acessível. Em 2026, vamos ampliar vagas, expandir o MAP para o Ensino Fundamental e fortalecer parcerias que integram educação básica e qualificação profissional”, afirmou Rosana.
Entre as ações previstas para 2026 está o fortalecimento da parceria com o IEL Amazonas, por meio do Programa Jornada de Carreira, voltado ao desenvolvimento de competências, orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho.
Cultura, Esporte e Lazer
As ações nas áreas de cultura, esporte e lazer também apresentaram crescimento em 2025, com mais de 224 mil atendimentos ao longo do ano, fortalecendo o papel do SESI na promoção da qualidade de vida e da integração social.
Para 2026, estão previstas a implantação de novas modalidades esportivas, como Beach Tênis, Pickleball e Yoga, a realização dos Jogos Esportivos das Escolas SESI, além da ampliação das ações comunitárias e de eventos esportivos e recreativos. O Clube do Trabalhador seguirá como um dos principais polos de promoção da saúde e qualidade de vida, com eventos culturais, ações inclusivas e projetos sociais voltados às famílias dos trabalhadores da indústria.
Na área de lazer, o Clube do Trabalhador passou por importantes melhorias estruturais ao longo de 2025. Segundo o engenheiro do SESI Amazonas, Wellington Reis, os investimentos garantiram mais conforto, segurança e modernização dos espaços. “Realizamos adequações estruturais, melhorias em áreas esportivas e intervenções que permitem ampliar a capacidade de atendimento e a realização de grandes eventos, reforçando o Clube como referência em lazer e bem-estar”, explicou.
No campo cultural, o SESI Amazonas prevê investimentos e metas específicas para 2026, com destaque para projetos estruturantes como o Festival SESI Cultura Infância e o Festival SESI Música, que devem ampliar o acesso à cultura, valorizar artistas locais e alcançar milhares de participantes ao longo do ano.
Gestão e suporte ao negócio
O plano de ação do SESI Amazonas também contempla iniciativas estratégicas de suporte ao negócio, com orçamento destinado ao fortalecimento da gestão, inovação, capacitação de equipes e aprimoramento dos processos internos, garantindo maior eficiência operacional e sustentabilidade institucional.

