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Ainda vale a pena ter um blog! Fique bem certo disso!

Ainda vale a pena ter um blog! Essa é uma sentença definitiva. Vira e mexe aparece algum profeta do caos digital decretando o fim dos blogs. Isso tudo deixa muita gente, nos dias de hoje, com dúvida sobre a relevância desse espaço na internet. 

Mas o fim dos blogs não é uma alternativa à vista. Neste post, vou explicar as razões pelas quais ainda vale a pena ter um blog e listar 5 motivos para ter um blog.

Os blogs fazem parte do arsenal de marketing digital e são considerados, já há algum tempo, uma das principais armas para valorizar a presença digital de pessoas e de empresas. Por isso, não podem ficar de fora da sua estratégia digital.

Importância do Google nas pesquisas na internet

A relevância dos blogs anda passo a passo com a importância do Google como ferramenta de busca na internet. Ainda não inventaram uma melhor forma de saber das coisas do que perguntar ao “master blaster” dos buscadores da internet. Tudo isso reforça a importância de um blog.

O Google não é apenas uma marca. É sinônimo de informação qualificada e resposta relevante para qualquer necessidade ou dor de seus usuários. Quem não usa o Google? Por isso, todos querem estar bem posicionados no Google. E nada melhor do que um site e um blog para ser encontrado através do Google.

Supremacia sobre as redes sociais

Alguém pode levantar o braço e reivindicar a força do Instagram nas pesquisas hoje em dia. Realmente, muita gente usa essa rede social para interagir com as marcas e as empresas. Muitos até confundem os perfis delas no Instagram com sua verdadeira identidade no mundo digital. 

Apesar da relevância incontestável dessa rede social, contudo ainda não é possível comparar com a eficiência do Google. O buscador tem ao seu lado o vigor do Youtube e as ferramentas de informação e localização do Google Meu Negócio e do Google Maps.

Essas ferramentas são formatadas para facilitar uma empresa ou um profissional de serem encontrados na internet. Elas foram criadas exatamente com essa finalidade: serem utilizadas pelas empresas ou pelas pessoas físicas para serem encontradas pelos seus clientes .

Nunca se leu tanto conteúdos digitais como agora

Outra objeção que leva alguns a pensarem no enfraquecimento da estratégia com blogs está relacionada com a afirmação de que o brasileiro não gosta de ler. Mas essa é uma falsa crença que a pandemia ajudou a “lançar por terra”’, como se diz. Nos últimos dois anos, foi visível uma maior predisposição da população para o consumo de leitura. 

Segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), editoras com conteúdo digital tiveram em 2020, primeiro ano da pandemia, faturamento 43% acima do ano anterior. A receita com conteúdos digitais passou de R$ 103 milhões para R$ 147 milhões. 

Blogs entre sites mais acessados

Outro dado que chama a atenção é o ranking aferido pela Semrush para os sites mais acessados no Brasil em 2022. Para se ter uma ideia, o blogspot.com, um dos pioneiros em blogs no mundo, aparece como vigésimo mais acessado. Um número surpreendente para muitos que consideravam a plataforma do Google para blogs como morta e enterrada.

Da mesma forma, portais de notícias como Globo.com e UOL também tiveram desempenho recorde a partir da pandemia. Não por acaso, os dois aparecem na quarta e quinta colocação na lista dos mais acessados da Semrush em 2022.

Por tudo isso, não resta dúvida de que ainda vale a pena ter um blog. Para isso ficar ainda mais claro, você precisa conhecer as vantagens de ter um blog. Veja, a seguir, as razões para investir na criação ou manutenção dessa plataforma. 

5 provas de que vale apena ter um blog

Acho que você concorda que ainda é relevante ter um blog. Contudo, você pode ainda não estar convencido de que vale a pena investir ou manter um blog hoje em dia. Por isso, vou apresentar alguns motivos para te convencer a investir num blog. 

Pesquisas no Google Copy Fred Novaes
Blog favorece você ser encontrado no Google

1 Melhor posicionamento nas pesquisas no Google

Já falamos sobre a importância e a relevância do Google para as pesquisas. Todo mundo quer ser a resposta mais adequada para as perguntas dos usuários que lançam diariamente milhares de questões ao “velho” buscador da internet. 

Como fazer um bolo de laranja? Como pintar uma parede? Qual a cor da moda em 2022? São inúmeras possibilidades de perguntas com uma resposta perfeitamente pronta a ser encontrada pelo Google.  

Não por acaso, as técnicas de SEO se tornaram tão relevantes para o marketing digital. SEO é a estratégia para oferecer a melhor resposta para a busca do usuário no Google. Na tradução, SEO é a otimização do conteúdo para os motores de busca.

Para o bom português, significa ajustar o texto, as fotos e o próprio site (blog) para facilitar sua localização pelo algoritmo do Google. Ou seja, para seu site ser indicado pelo Google quando um usuário fizer uma pergunta ao buscador.

Em outras palavras, você pode ser localizado por imagens, textos ou vídeos, a partir das chamadas palavras-chave que você utilizou para ser encontrado pelo Google.

Autoridade digital Fred Novaes
Autoridade valoriza sua presença digital

2 Valoriza sua marca com autoridade

Quantos vezes nós recorrermos ao Google para tirar alguma dúvida sobre um tipo de produto ou serviço. Vamos exemplificar para ficar ainda mais ilustrativo. Fazendo uma pesquisa hipotética no Google: qual melhor revestimento em mármore. Essa foi a resposta que obtive através da pesquisa em uma guia anônima no Chrome:

Pesquisa Google Marmore Fred Novaes
Entre mais de 4 milhões de resultados, em primeiro lugar aparece o blog da Viva Decora

Interessante observar que a resposta é do blog da Viva Decora, uma empresa especializada em decoração que atua em todas as etapas da decoração, até na venda de produtos:

Pesquisa Google Marmore 02 3 Fred Novaes
Blog da empresa atrai leads para o funil
Pesquisa Google Marmore 03 2 Fred Novaes
Site da empresa oferece produtos e serviços aos clientes

Uma demonstração clara do uso do blogs para te posicionar com autoridade sobre determinando segmento para captar leads para o teu negócio.

3 Cria conexão com audiência

Criar conexão com a audiência é o pulo do gato para impulsionar os resultados de qualquer empresa. E a situação melhora ainda mais quando essa conexão se transforma em venda para você.

Levantamento do site fisrtsiteguide.com mostra que 61% dos usuários online nos EUA compraram algo depois de ler um blog. Os dados constam na postagem Estatísticas de blogs 2022: lista definitiva com 47 fatos e estatísticas.

O blog ajuda a mostrar as soluções que sua empresa é capaz de oferecer ao mercado e favorece o encontro com clientes em busca dessas soluções para suas dores.

4 Você tem certeza de um canal próprio

O blog construído no teu site é o teu canal oficial de interação com o público. É a sua casa na internet, onde as regras são suas. O teu perfil nas redes sociais é como morar numa casa em um condomínio cheio de regras e restrições. Até chegar o momento de perceber que você não é o dono da casa.

Nas redes sociais, você precisa seguir as regras da comunidade e muitas vezes o algoritmo trabalha contra você te obrigando a investir para ser visto pelos seus seguidores. É para quem gosta de morar de aluguel e pagar o IPTU de uma casa que não é sua.

5 Você amplia a integração das redes sociais com o seu próprio canal

Todo mundo sabe da importância das redes sociais para os negócios. Mas, muitas vezes, as redes sociais não oferecem ferramentas para conexão direta com os clientes. O Instagram, por exemplo, permite apenas um link na Bio, mas quantos acessam esse link?

Essas limitações te obrigam a criar uma série de gambiarras que nem sempre são decodificadas pelo teu público, principalmente para os não nativos digitais.

O blog permite uma ponte entre seu site e suas redes sociais, fazendo com que as pessoas (leads/clientes) possam ser levados para o teu chamado funil de vendas. Isso torna as suas redes sociais em agentes de resultados e não apenas numa vitrine inacessível.

Mas afinal, vale a pena ter um blog nos dias atuais?

A minha resposta eu já dei no título desse artigo. Mas gostaria de ouvir a sua opinião. Você concorda com a importância dos blogs na estratégia digital de empresas e de pessoas físicas? Você tem ou já teve um blog?

E o principal, você pensa em ter um blog no teu site, mas não sabe ao certo como fazer?

Ou você até tem um blog, mas não sabe como torná-lo relevante e nem tem como atualizá-lo com uma periodicidade mínima?

Seus problemas acabaram!!!! rsrsrs

Brincadeiras à parte, tenho certeza que eu posso te ajudar a esclarecer essas dúvidas.

Se você quiser, posso te dar uma consultoria gratuita sobre a tua presença digital e apontar caminhos para não perder a chance de obter mais resultados na internet com um blog.

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Fred Novaes

Jornalista e empreendedor digital

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