Edit Template

Alberto e Braga lideram com folga a disputa para o Senado em 2026

Capitao Alberto Neto disputa para o Senado Portal Fred Novaes

Reportagem publicada pelo portal Metrópoles destacou o avanço das articulações eleitorais em todo o país com base em levantamentos recentes de institutos de pesquisa sobre a disputa pelas vagas no Senado Federal em 2026.

O levantamento nacional reúne cenários de diversos estados e aponta os nomes que hoje aparecem na dianteira — entre eles, Eduardo Braga (MDB) e Alberto Neto (PL), que lideram a corrida no Amazonas, segundo pesquisa do Instituto Perspectiva Mercado e Opinião divulgada em setembro.

No cenário amazonense, recorte de destaque no levantamento, o senador Eduardo Braga (MDB) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o deputado Alberto Neto (PL) registra 37%. Em seguida vêm o governador Wilson Lima (União Brasil), com 32%, o senador Plínio Valério (PSDB), com 9,9%, e o vereador Sargento Salazar (PL), com 2,7%.

A divulgação nacional reforça a importância da movimentação do tabuleiro político amazonense, especialmente após o PL confirmar seus nomes para a disputa majoritária de 2026: Maria do Carmo Seffair ao governo e Alberto Neto ao Senado — uma composição que posiciona o partido como protagonista da direita no Norte do país.

Com o quadro cada vez mais delineado, a disputa no Amazonas tende a se intensificar nos próximos meses, marcando o início das movimentações que definirão o cenário político de 2026.

Outros Estados

Em São Paulo, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) despontam como favoritos para as duas cadeiras, conforme sondagem do Paraná Pesquisas, divulgada em 14 de outubro. O instituto também mostrou que, num segundo cenário, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) seria o mais votado, caso decidisse concorrer.

No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto, seguido pela deputada Benedita da Silva (PT), em disputa que se projeta como uma das mais polarizadas do país. Já em Minas Gerais, o quadro é de equilíbrio técnico entre o deputado Aécio Neves (PSDB) e o senador Carlos Viana (Podemos), ambos com percentuais próximos de 25%.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Você também pode gostar!

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.