Edit Template

Amazonas abre mais de 100 vagas em bolsas para pesca artesanal


Pesca artesanal Amazonas Portal Fred Novaes

No Amazonas, onde vivem mais de 100 mil pescadores artesanais, estão abertas as inscrições para bolsas do Programa Trabalho Saudável e Seguro na Pesca Artesanal. Mas é preciso ficar atento pois as inscrições estão abertas só até este domingo, dia 5 de outubro, e o processo é classificatório, não eliminatório — ou seja, não é necessário cumprir todos os requisitos para participar.

O Ministério do Trabalho e Emprego, junto com a Fundacentro, abriu 495 bolsas para o Programa, que tem as vagas concentradas em cinco estados que reúnem mais de 75% dos pescadores do país: Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí. A iniciativa vai verificar presencialmente se os pescadores artesanais cumprem os critérios para receber o seguro-defeso, benefício que garante renda no período de reprodução dos peixes.

A seleção reúne duas modalidades de bolsa: a Bolsa B, de R$ 8 mil mensais, voltada a profissionais com doutorado, mestrado ou sete anos de experiência; e a ETI-2, com 475 bolsas de R$ 3.500 por mês, destinada a profissionais ou estudantes com pelo menos dois anos de experiência em atividades de extensão e desenvolvimento de tecnologias.

A carga horária é de 40 horas semanais, e as oportunidades estão distribuídas entre a Equipe Nacional — com áreas como gestão, educação, engenharia de pesca, saúde e tecnologia da informação — e os Agentes Territoriais, que atuarão diretamente nas comunidades pesqueiras. Para se inscrever, é preciso enviar um único arquivo em PDF com todos os documentos exigidos. Mais detalhes no site gov.br/fundacentro.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Você também pode gostar!

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.