
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) manifestou seu apoio à decisão do juiz Fábio Lopes Alfaia, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, que absolveu o vereador Sargento Salazar (PL) da acusação de homicídio de um suspeito de assalto ocorrido em 2019.
Na sentença, o magistrado reconheceu que o agente agiu em estrito cumprimento do dever legal, atuando para proteger a sociedade.
A manifestação do parlamentar ocorreu após o também deputado estadual Daniel Almeida (Avante) criticar duramente a decisão em plenário, classificando-a como arbitrária.
“Estão querendo inverter os papéis, defender um criminoso com extensa ficha criminal e tratá-lo como vítima. A verdadeira vítima não era ele, mas sim a sociedade. O Sargento Salazar cumpriu apenas o seu dever: proteger o cidadão de bem. O juiz foi feliz em sua decisão”, disparou Péricles.
Durante o discurso, Delegado Péricles lembrou o episódio de 2017, quando foi alvejado no rosto por criminosos durante uma operação policial em Manaus.
“Só quem está na linha de frente sabe o quanto é arriscado defender a sociedade. Eu só estou aqui porque Deus quis. Eu já fui atingido com um tiro no rosto, e sei o que significa estar diante de criminosos armados. Por isso, não aceito que queiram politizar o caso, porque a verdade é que o vereador Sargento Salazar tem incomodado muita gente ao fiscalizar de perto tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado”, destacou o parlamentar.
Delegado Péricles ainda reforçou que a decisão judicial representa a defesa do trabalho legítimo dos agentes das forças de segurança, que diariamente arriscam suas vidas para proteger a população.
“Não se trata de corporativismo, mas de justiça. Precisamos ter coragem para dizer que bandido não pode ser tratado como vítima. Quem defende a sociedade merece respeito e respaldo da Justiça”, concluiu Delegado Péricles.