
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (21), a mensagem governamental baseada no indicativo nº96/2025 do deputado estadual Delegado Péricles (PL) que cria as funções gratificadas de Chefia de Cartório e Chefia de Investigação em todas as 71 delegacias da Polícia Civil do interior do Estado.
A medida reconhece formalmente as atribuições de liderança que já são exercidas por escrivães e investigadores, mas que, até então, não recebiam compensação funcional e financeira pelo desempenho dessas responsabilidades.
“Essa é uma conquista histórica para os servidores da Polícia Civil do interior. Estamos falando de profissionais que há anos exercem papel de chefia, coordenam equipes e respondem por resultados sem o devido reconhecimento formal. Hoje, essa justiça foi feita”, afirmou Delegado Péricles, ao celebrar a aprovação.
De acordo com o texto aprovado, o benefício contempla as 61 Delegacias Distritais e as 10 Delegacias Especializadas em funcionamento no interior. Para cada unidade, serão criadas duas chefias, uma de cartório e uma de investigação, com gratificação no valor de R$ 1.240,00 por função, totalizando um impacto financeiro mensal estimado em R$ 176 mil.
“Agradeço ao Dr. Flávio, da Casa Civil, por ter acelerado a tramitação da mensagem; especialmente ao governador, que me recebeu ontem, entendeu a importância desse pleito e encaminhou o projeto à Aleam; ao presidente Roberto Cidade, por colocá-lo em pauta; e aos colegas deputados, que aprovaram por unanimidade. Essa união demonstra que quando a causa é justa e técnica, o resultado é consenso”, ressaltou o parlamentar.
O deputado destacou que a medida representa valorização e fortalecimento da segurança pública nos municípios do interior, ao garantir mais estímulo e respeito a quem está na linha de frente do serviço policial.
“O servidor valorizado trabalha com mais motivação e entrega melhores resultados à sociedade. Esse é o caminho para fortalecer a segurança no Amazonas: reconhecer quem faz a diferença todos os dias”, concluiu Delegado Péricles.
Com a aprovação da mensagem governamental, o deputado reforçou seu compromisso em continuar lutando pela valorização das forças de segurança e pela ampliação de políticas públicas voltadas à categoria.