Uma pesquisa inédita da Serasa revela que os gastos com futebol na Região Norte impactam diretamente o orçamento de 65% da população. O levantamento faz parte do estudo “Gastos com Futebol”, realizado com 2.940 entrevistados em todo o Brasil, e mostra como a paixão nacional pesa no bolso dos torcedores.
Apesar de apenas 21% se considerarem fanáticos na Região Norte, o consumo relacionado ao esporte é constante: 85% dos torcedores da Região Norte afirmam gastar com futebol todos os meses. A lista de despesas é liderada pelas camisas dos times (61%), seguidas de produtos licenciados (26,7%), ingressos para jogos (24,7%) e serviços de streaming ou pay-per-view (20,5%).
Ir ao estádio virou luxo
Um dos pontos mais reveladores do estudo é a percepção de que o futebol está se tornando inacessível fisicamente. 58% dos torcedores do Norte acreditam que ir ao estádio se tornou um luxo fora do alcance da maioria. Não à toa, apenas 20% ainda têm o estádio como principal local para acompanhar seu time do coração.
O consumo de futebol se deslocou para as telas: 72% assistem aos jogos pela TV aberta, 40% pela TV paga, e 44% já recorrem ao YouTube. Os serviços de streaming também vêm crescendo e somam 22% de preferência – juntos, esses canais digitais já superam os tradicionais em algumas faixas etárias, especialmente entre os mais jovens.
Emoção, bolso e comportamento
Para 74% dos torcedores nortistas, o futebol influencia diretamente o humor, sendo que para 40% a influência é considerada “alta”. Além disso, 60% dos entrevistados relataram já ter feito alguma loucura pelo time, e 9% planejam acompanhar o clube em futuros mundiais, custe o que custar.
O levantamento também indica uma crescente valorização do futebol feminino, cuja intenção de consumo se aproxima da versão masculina, reforçando o interesse pelo esporte em si, independentemente do gênero dos atletas.
Futebol como elo social
Mais do que uma paixão, o futebol ainda é percebido como um importante agente social: sete em cada dez pessoas na Região Norte reconhecem seu papel agregador. Para 46%, o esporte é uma ponte entre amigos e familiares, fortalecendo laços sociais em tempos de hiperconexão e isolamento.
Leia Mais
Design de Experimentos impulsiona inovação biotecnológica na Amazônia
Sobre a pesquisa
Realizado pelo instituto Opinion Box em junho de 2025, o estudo ouviu brasileiros de diferentes faixas etárias e regiões. A pesquisa foi encomendada pela Serasa, que reforça seu compromisso com a saúde financeira da população ao mapear o impacto emocional e econômico de hábitos populares como o futebol.