
A adoção de práticas sustentáveis está cada vez mais comum em diferentes setores. Na área gastronômica, o Grupo Engenho tem apostado na sustentabilidade não apenas como forma de preservação ao meio ambiente, mas também como diferencial no segmento.
No restaurante Terra & Mar, que faz parte da rede, em Manaus/AM, uma das principais ações sustentáveis é o recolhimento do óleo de cozinha usado. O descarte inadequado desse resíduo pode causar sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação de rios e solos. Para evitar esse impacto, o restaurante armazena o óleo em recipientes próprios até que seja recolhido por uma empresa certificada.
A mesma prática é adotada também no restaurante Engenho Cozinha Brasileira, também da rede, em Belém/PA, onde o óleo de cozinha utilizado é enviado a uma empresa terceirizada, que realiza o descarte correto do resíduo.
Outra iniciativa importante é a coleta de vidros. Além de reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, essa prática contribui para a economia de energia e evita acidentes com materiais cortantes. O descarte correto também reforça o compromisso do restaurante com a segurança e a responsabilidade ambiental.
No Engenho Cozinha Brasileira, em Belém, outra ação que reforça o compromisso ambiental é a parceria com o Boulevard Shopping, onde o restaurante está localizado, para a realização da coleta seletiva. Os resíduos recicláveis são devidamente separados pela equipe da casa e entregues ao centro de compras, que se responsabiliza pela destinação adequada dos materiais.
De acordo com o maître do Terra & Mar, Janedson Pereira, o estabelecimento possui dois tonéis de 25 litros para o armazenamento de óleo. Assim que os recipientes ficam completos, a empresa responsável pelo recolhimento do produto é acionada.
“A questão do óleo é bem comum dentro dos restaurantes. É importante fazer esse recolhimento pois, assim, estamos evitando danos ao meio ambiente, além de colaborarmos com a reciclagem. Atuamos com uma empresa certificada para a coleta”, explica Pereira.
Outra estratégia do Terra & Mar para reduzir os prejuízos ao meio ambiente é o recolhimento de vidros. A ação é importante pois diminui a quantidade de resíduos em aterros sanitários, reduz a emissão de poluentes, entre outros benefícios.
“O recolhimento de vidros nos restaurantes ainda é uma surpresa para muitas pessoas. No Terra & Mar também fazemos essa coleta. São produtos em desuso, que podem causar acidentes nos nossos colaboradores ou qualquer outra pessoa. Então, o descarte adequado é uma forma de cuidado também com o ser humano e não apenas com o meio ambiente. Um vidro quebrado é perigoso em qualquer lugar. Com o recolhimento, o produto tem o seu destino final correto”, salienta.
Para Pereira, atitudes como o descarte correto de óleo de cozinha e vidros são pequenas ações com grande impacto, e merecem ser valorizadas no dia a dia. “Alguns clientes já presenciaram o momento da coleta de óleo aqui no restaurante, o que reforça nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental. São práticas que fazem parte da rotina do Terra & Mar e demonstram que é possível aliar gastronomia de qualidade à consciência ecológica”, destaca.
Essas iniciativas do Grupo Engenho dialogam com discussões globais cada vez mais urgentes sobre sustentabilidade, como as que estarão em pauta na COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Pereira acredita que a agenda da conferência inspira negócios locais a adotarem posturas mais sustentáveis.
“A reciclagem e o descarte adequado de resíduos impactam diretamente o meio ambiente e a economia. Ao fazermos a nossa parte, também contribuímos para um futuro mais equilibrado e viável para todos”, afirma.