Edit Template

Iniciativa de construtora para reduzir o analfabetismo ganha prêmio internacional

Escola Nota 10 MRV premio internacional Portal Fred Novaes

Em 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização e a MRV, maior construtora da América Latina, tem se destacado com os resultados do programa Escola Nota 10, criado em 2011 para reduzir o analfabetismo entre seus colaboradores nas obras. O Amazonas é um dos estados impactados pela iniciativa na área da educação da MRV.

O programa recebeu neste ano reconhecimento internacional, com a conquista de um Leão de Bronze no Cannes Festival, que premia a criatividade em dimensões como Propósito Corporativo e Responsabilidade Social. Além disso, contou com 155 inscrições de alunos do Escola Nota 10 no Encceja 2025, exame nacional que certifica a conclusão do ensino fundamental e médio, sendo o maior número de colaboradores inscritos de uma construtora na avaliação.

Mesmo que, segundo o IBGE, o Brasil tenha registrado no ano passado o menor índice de analfabetismo desde o início da série histórica em 2016, a PNAD Contínua Educação 2024, divulgada em junho de 2025, aponta uma taxa de 5,3% de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais. Essa porcentagem equivale a 9,1 milhões de brasileiros.

Um exemplo de programa para mudar essa realidade é o Escola Nota 10, desenvolvido pela MRV&CO desde 2011 para erradicar o analfabetismo entre seus colaboradores e um importante instrumento de desenvolvimento humano e profissional. A MRV implementa espaços dedicados à educação dentro dos seus canteiros de obras e os encontros acontecem durante o expediente, fazendo parte da rotina dos trabalhadores. As turmas têm aulas de matemática e português.

Ao longo da trajetória do Escola Nota 10, mais de 5 mil alunos foram alfabetizados pelo projeto, presente em 20 estados brasileiros, incluindo o Amazonas, e no Distrito Federal. Apenas em 2024, a MRV investiu mais de R$ 750 mil na iniciativa, certificando 279 colaboradores – avanços importantes rumo à marca de 100% dos colaboradores alfabetizados.

“A MRV conta com parcerias estratégicas, como a Alicerce Educação e com organizações não governamentais para ampliar o alcance e o impacto do Programa Escola Nota 10. Vamos continuar contribuindo para gerar oportunidades, ampliar perspectivas e reduzir o analfabetismo: a meta é ter pelo menos uma escola em funcionamento em cada região onde a companhia atua”, afirma Raphael Lafetá, Diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO.

Encceja 2025

O Escola Nota 10 desempenhou um papel importante na preparação de dezenas de alunos que se inscreveram para o Encceja 2025, exame nacional que certifica a conclusão do ensino fundamental e médio. Neste ano, a companhia preparou 155 trabalhadores para a prova, tornando-se a empresa com o maior número de colaboradores inscritos na avaliação. O resultado final, com os nomes dos aprovados, será divulgado no dia 15 de dezembro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Você também pode gostar!

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.