
O que antes parecia lenda, agora toma forma científica e institucional: o Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (Focos) vai promover o I Workshop sobre a Proposta de Criação do Geoparque do Purussaurus da Amazônia, um passo decisivo para o reconhecimento internacional de uma das regiões mais ricas em achados paleontológicos da América do Sul.
O evento, que será realizado no Palacete Provincial, em Manaus, reunirá pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições científicas para discutir a viabilidade do Comitê Gestor e o papel estratégico de instituições regionais na consolidação da proposta.
Segundo o professor Cristóvam Luiz, integrante da coordenação do Focos, o workshop pretende apresentar as recentes descobertas científicas sobre o “purussaurus brasiliensis” – um crocodiliano pré-histórico que poderia ultrapassar 12 metros de comprimento e habitou o antigo Lago Pebas, nas bacias dos rios Purus, Acre e Iquiri. “As pesquisas também abordarão os geoglifos amazônicos, com destaque para os estudos liderados por geólogos, biólogos e paleontólogos do Instituto Geoglifos da Amazônia”, destaca.
A programação inclui a apresentação do dossiê de candidatura para o Geoparque Nacional do Purussaurus da Amazônia, que será encaminhado ao Governo Federal e, posteriormente, à UNESCO – etapa essencial para o reconhecimento oficial da área como geoparque global, unindo ciência, educação, turismo e desenvolvimento sustentável.
O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Governo do Estado, SEDECTI-AM, IPHAN, prefeituras e câmaras municipais, além da participação de professores e alunos da UFAM e UEA.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link oficial do evento:
Formulário de Inscrição.

