
O navio MS Volendam atracou no Porto de Manaus na manhã de domingo (7/12) trazendo um reforço importante para o turismo local: 2.036 visitantes, entre 1.432 passageiros e 604 tripulantes. É o segundo cruzeiro a chegar à capital nesta temporada, após passagem pela comunidade Boca da Valéria, em Parintins.
O desembarque movimentou logo cedo a área portuária, marcada pela recepção com elementos da cultura amazonense, como colares de sementes de açaí, música regional e apresentações de dança. A ação envolveu equipes de turismo do Estado, que apostam nesse tipo de acolhimento para fortalecer a experiência dos viajantes que fazem escala na região.
Segundo a direção da Amazonastur, a presença recorrente de cruzeiros confirma o avanço do setor e anima o trade local pela capacidade de atrair visitantes interessados em vivências típicas do Amazonas. A estratégia, destacam, envolve desde capacitação profissional até integração entre operadores e recepcionistas para garantir atendimento à altura do potencial turístico do Estado.
Entre os visitantes, o interesse pela identidade local se repete. A turista Flávia Campero contou que buscava destinos “exóticos” e destacou a expectativa de conhecer frutas, peixes e, especialmente, o Mercado Central. “É onde a gente sente o lugar e conhece as pessoas”, disse.
Depois de Manaus, o MS Volendam segue viagem para Parintins nesta segunda-feira (8/12). A temporada ainda prevê a chegada de mais quatro navios, incluindo o MS Insignia, programado para 2 de fevereiro de 2026. No total, 6.396 turistas devem passar pelo Amazonas, com previsão de impacto econômico de R$ 8,3 milhões em receitas diretas e indiretas.

