Ter a sua empresa no Google. Esse é o sonho de todo empreendedor. É o ápice da sua presença digital no buscador que é referência em todo o mundo. Mas essa é uma jornada que precisa começar com passo precisos.
Na semana passada, falamos da importância da presença digital do seu negócio para potencializar relacionamentos e oportunidades na internet. Da necessidade de ter uma casa no meio digital, um site, para ampliar a visibilidade pelo Google. Em razão disso, também demos uma pincelada sobre dois caminhos na estrada digital para aparecer no principal buscador da internet: o tráfego orgânico e o tráfego pago.
Checklist Digital
Reconheço que antes de chegar nesse patamar é necessário um pequeno checklist digital. Qual o ponto de sua imersão no mundo digital? Imagino que certamente você deva ter uma rede social. Como você a usa? Você tem um perfil para o seu negócio e outro pessoal? Seu perfil pessoal tem qual propósito? E o perfil do seu negócio, de que forma se relaciona com sua audiência? Você tem um site? Você é um profissional liberal? Tem um site? Como usa as redes sociais?
Essas questões são importantes para entender as possibilidades abertas no empreendedorismo digital. Cada resposta deve direcionar um tipo de ação com o objetivo de ampliar a presença digital. Como foi dito, uma ação fundamental será criar um site para seu negócio, para o seu CNPJ, seja MEI, ME, LTDA, S.A, etc. Isso é fundamental para posicionar sua empresa no Google.
Mas antes de chegar a ter uma casa própria no Google você pode e deve ocupar esse precioso espaço com seu negócio, seja qual o perfil desse empreendimento. Isso é possível através das ferramentas de recursos empresariais do Google. Ativando a personalização para empresas no seu perfil, você conquista um espaço nobre no maior buscador do mundo, incluindo um endereço no Google Maps e um espaço no chamado Google Meu Negócio.
Personalizando sua empresa no Google
Você pode me falar: tenho um perfil no Google, mas não tenho nada disso. Isso acontece porque seu perfil foi criado como pessoal e não para gerir um negócio. Mas nem tudo está perdido. Você pode gerenciar a personalização para empresas da sua Conta do Google. Para isso basta seguir esses passos:
- No computador, acesse sua Conta do Google.
- À esquerda, clique em Pessoas e compartilhamento.
- Em “Recursos empresariais”, clique em Personalização para empresas.
- Ative ou desative a Personalização para empresas.
Google Meu Negócio
Depois de ativar a personalização, você pode “colocar” sua empresa no Google, através da plataforma Google Meu Negócio, incluindo também seu endereço no Google Maps. Assim será mais fácil você ser encontrado. Você também será incentivado a pagar um anúncio na plataforma. Lembra do tráfego pago? É exatamente isso!!!!! Terá um melhor resultado caso você possua um site, mas funciona também com interação para o seu telefone e o seu endereço.
No Google Meu Negócio, você poderá disponibilizar informações comerciais para ser encontrado pelos seus clientes, como como site, endereço, horário de funcionamento e opções de contato (telefone e e-mail).
Você também poderá postar fotos e vídeos de produtos e serviços. Segundo o próprio Google, as empresas que adicionam imagens em seus perfis recebem 35% mais acessos em seu site. Por isso, você deve tornar seu negócio cada vez mais visível no mundo digital.
Com a disponibilização de um espaço para postar e responder comentários e feedbacks, o Google Meu Negócio ainda facilita o contato entre a empresa e os consumidores da marca.
Da mesma forma, a plataforma permite extrair e acompanhar dados valiosos que ajudam a compreender o comportamento dos consumidores, através de ferramentas como o Google Analytics e o Search Console. Com esses dados, é possível descobrir desde como os clientes pesquisam pela empresa na internet, onde moram e até quantas pessoas ligaram usando o número de telefone que aparece na ficha.
Sua empresa mais relevante no Google
Outro dado importante a ser levado em conta é que, segundo o Google, as empresas que estão presentes no Google Meu Negócio têm o dobro de chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Por tudo isso, não há como desprezar essa ação para tornar-se visível no Google.
Após ficar amigável para o Google, a ideia é “escalar” na estratégia digital. A criação do seu site será uma opção necessária, independentemente do perfil e do tamanho do seu negócio. Isso vai ajudar a melhor posicionar sua empresa no Google. Mas essa etapa vai ficar para uma outra coluna.
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