Edit Template

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) celebra apoiadores

Jefferson Praia homenagem Ibraop

A abertura da 21ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), na sede do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), na segunda-feira, dia 18, também serviu para destacar os 25 anos de fundação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o legado do trabalho pioneiro realizado pelo instituto em todo o país.

O encontro de abertura do evento reuniu cerca de 300 participantes entre auditores, gestores, engenheiros e representantes de órgãos de controle de todo o país, sob o tema “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado”. Pela contribuição nos 25 anos do Ibraop, algumas autoridades e apoiadores do instituto foram homenageadas.

O economista, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-senador Jefferson Praia, foi um dos homenageados, recebendo uma publicação comemorativa aos 25 anos do Ibraop das mãos da presidente Adriana Portugal. A homenagem remete à sua contribuição histórica para o fortalecimento do controle de obras públicas no país, especialmente durante seu mandato no Senado Federal (2008-2010).

Naquele período, Praia abriu as portas do Congresso ao diálogo com o Ibraop, criando um grupo de trabalho que resultou em propostas legislativas voltadas à transparência e à boa gestão dos recursos públicos. Entre elas, projetos de lei que estabeleceram a utilização de sistemas oficiais de preços (Sinapi e Sicro) como referência para custos de obras públicas, além da defesa da criação de um cadastro unificado de obras.

O ex-presidente do Ibraop, César Mota, relembrou a parceria: “Foi um salto qualitativo para o Instituto ter voz no Senado. O senador Praia não apenas apoiou, mas produziu conosco propostas e abriu espaços institucionais fundamentais para o tema avançar”.

Na mesma linha, Pedro Paulo Piovesan de Farias, também ex-presidente da entidade, destacou que a atuação de Praia foi decisiva: “Para nós foi uma grande surpresa encontrar um parlamentar tão disponível e interessado. Ele levou nossas inquietações ao plenário, garantiu espaço em audiências públicas e fez do Ibraop um interlocutor respeitado no Congresso”.

Um marco de continuidade

Ao comentar sua presença no evento, Jefferson Praia destacou que se sentiu prestigiado por estar incluído na história de uma instituição que reúne técnicos e órgãos de controle de todo o Brasil. “É uma grande satisfação constar na história de um instituto que tem um papel relevante em analisar leis, propor melhorias e contribuir para que a infraestrutura e as obras públicas sejam mais transparentes e sustentáveis”, afirmou.

Jefferson Praia e presidente da Ibraop Portal Fred Novaes

A presidente da Ibraop, Adriana Portugal, destacou o papel da engenharia pública na construção de um país mais justo, resiliente e sustentável. Ela enfatizou que o conceito de sustentabilidade deve estar no centro dos projetos de infraestrutura e das decisões tomadas hoje, com foco no impacto às futuras gerações.

A programação do XXI Sinaop incluiu, até a sexta-feira, dia 22, 22 palestras, nove artigos científicos, cinco minicursos e duas conferências, além do lançamento de publicações técnicas.

XXI Sinaop

Organizado pelo Ibraop) e pelo TCE-AM, o evento conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC). Conta, ainda, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Você também pode gostar!

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.